Commédia dell’Arte
A Commedia dell'arte surgiu na Itália, no séc. XVI atinge seu maior sucesso no século XVII, Suas apresentações em palcos itinerantes e seguia esquemas básicos de conflitos humanos. A representação consistia no desenvolvimento improvisado de intrigas pré-determinadas. Intrigas que aconteciam mediante quatro tipos-fixos fortemente caracterizados por máscaras, no comportamento e no aspecto, utilizando tipos populares. É um gênero teatral que durante quase três séculos exerceu fascinação por quase toda a Europa e influenciou atores, dramaturgos e encenadores.
As quatro principais máscaras da Commédia
As quatros principais máscaras da Commédia são do Arlequim, Pantaleão, Doutor e Briguela. No começo vários papéis eram identificados com o nome do ator ou pelos vários nomes dos personagens. Com o passar do tempo os personagens se estabeleceram. A maioria das máscaras da commédia remete ao mundo animal.
Arlequim
A máscara do Arlecchino é uma junção de gato e macaco. Em alguns casos ele é chamado de Arlecchino-gato, pelas suas evidentes características. “O ator que vestia esta máscara dava pulinhos, articulando os braços e pernas com suavidade e, tempos em tempos, desfechava num grande e enérgico salto.”’outra característica é uma espécie de selo vermelho na testa.
É um sinal semelhante àquele existente em inúmeras máscaras orientais, sob forma de um botão dourado ou de uma protuberância colorida localizada entre as sobrancelhas. ”’
Pantaleão
A movimentação do ator e seu andar imitavam os gestos mecânicos e esquizóides de um galo. Existe uma máscara balinesa semelhante à de Pantaleão de Bizoni: a imitação de um velho, com a mesma, carranca, igual risada de escárnio, os olhos escovados, sobrancelhas e saliências frontais que criam uns tipos bastante particulares’’.
Pulcinella
Pulcinella inventou sem dúvida, a arte de se virar para sobreviver. Pulcinella e Arlecchino têm uma ligação forte, muitas vezes estes dois galhofeiros estão ocupados em roubar um o papel do outro. O que difere os dois são o estilo e a linguagem.
“Movendo-se como que esmagado um saco, Pulcinella, com sua cabeça encaixada entre os ombros, suas costas na qual impera a corcova, alargada os seus braços e agita-os com as asas, como se quisesse encontrar em equilíbrio e volatilidade”. “E, realmente o consegue.”
Doutor
Em geral jurista, raramente médico, era o personagem extremamente verborrágico, utilizando as palavras numa seqüência que hoje chamaríamos de “besteirol” sem o menor sentido, de forma empolada e empoleirada, repleta de erudição e pedantismo.
Usa toga preta do escritório de advocacia de Bologna. O doutor sustenta sua comicidade também no dialeto bolonhês.
Os namorados
Eram nobres, seus dotes principais tinham ser a elegância, graça, a beleza, falavam em toscano literário e não usavam máscaras.
Publicação referente à tarefa 5 da disciplina Suporte Cênico.Professor Sônia Paiva, Faculdade UAB.UNB
ResponderExcluirAluna: Marly Batista Vieira